top of page

HQ: A VIAGEM NO TEMPO

Acompanhe a emocionante história do menino Jake e sua viagem no tempo com os pesquisadores Vivien Thomas e Alfred Blalock.

HQ por Felipe Toco, Davi Branco, Davi Motta, Fernando Braga e Vinícius Maciel

adadaadaada.jpg
Início: Bem-vindo
Papel preto

SINOPSE

Jake é um menino comum que mora na cidade de Baltimore, em Maryland. Um dia, enquanto brincava no quintal de sua casa, ele encontrou uma máquina do tempo, que o levou para quase 70 anos no passado. Acompanhe a aventura de Jake e dos médicos e pesquisadores Vivien Thomas e Alfred Blalock em sua tentativa de levar o garoto de volta para sua casa.

Início: Sobre
maryland_edited.jpg

ASPECTOS GEOGRÁFICOS DOS EUA

A HQ A Viagem no Tempo se passa nas cidades de Columbia e de Baltimore, nos Estados Unidos. Vamos aprender um pouco mais sobre esse país?

(Imagem: cidade de Cumberland, em Maryland, nos anos 40, época onde a HQ se passa.)

Localização Geográfica: América do Norte

Limites geográficos: Canadá (norte); México (sul); Oceano Atlântico (leste); Oceano Pacífico (oeste)

Área: 9.372.614 km² 

Fronteiras com os seguintes países: México e Canadá

Extensão do litoral: 19.924 km 

Clima: temperado continental (Leste), subtropical (Sudeste), de montanha (centro e Montanhas Rochosas), árido tropical (Sudoeste), mediterrânico (costa Oeste), árido frio (Noroeste). Relevo: planície central (Grandes Planícies); presença de montanhas na região centro-oeste (Montanhas Rochosas); colinas e montanhas baixas no leste.

Vegetação: na costa leste e noroeste há predominância de florestas temperadas; mangues na região da península da Flórida; na costa do Alasca encontramos a Tundra; presença de estepes na Grande Planície Central, a vegetação de deserto é encontrada na fronteira com o México.

Ponto mais baixo: Vale da Morte com -87 metros (na Califórnia e Nevada) Ponto mais alto: Monte McKinley

Principais recursos naturais: carvão mineral, chumbo, petróleo, cobre, urânio, ouro, minério de ferro, prata, mercúrio.

Principais rios:  Rio Mississippi, Missouri, Platte Sul, Loup, Milk e Yellowstone.

Principais desertos: Mojave, Sonora e Chihuahua

Perigos Naturais: terremotos na costa oeste, furacões na costa sul, atividades vulcânicas no Havaí. 

Principais problemas ambientais:  poluição do ar nos grandes centros urbanos; contaminação da água e do solo com pesticidas e fertilizantes; desertificação.


Moeda utilizada nesse país: Dólar americano.


Fonte: https://www.docsity.com/pt/apostilas-sobre-os-estados-unidos/412573/ (em português)

Início: Bem-vindo
igreja2.jpg

VALORES MORAIS E RELIGIOSOS DOS EUA

Aqui, podemos ver um pouco mais sobre os valores morais e religiosos dos Estados Unidos.

Valores religiosos:


A religião nos Estados Unidos é caracterizada por uma diversidade de crenças e práticas religiosas. Várias crenças (religiosas) floresceram/surgiram dentro dos Estados Unidos. Uma grande maioria de americanos informaram que a religião tem um papel muito importante em suas vidas, uma proporção única entre países desenvolvidos.

Historicamente, os Estados Unidos sempre foi marcado pelo pluralismo e diversidade religiosa, começando com várias crenças nativas da época pré-colonial. Nas épocas coloniais, anglicanos, católicos romanos e protestantes de linha principal, bem como judeus, chegaram da Europa. A ortodoxia está presente desde a colonização russa do Alasca. Várias outras religiões também foram presentes ao longo da história dos EUA.


Valores Morais:


A defesa da ética, a noção de caridade, honra na defesa do próprio país, civilidade e auto-suficiência são apenas alguns valores morais defendidos pelos fundadores dos EUA e que devem seguir como norte para o cidadão americano de qualquer época.

Somente a manutenção desses valores é capaz de fornecer a maturidade moral necessária para que o povo e seus governantes vivam em harmonia e não haja quebra dessa relação por motivos de corrupção ou rebeldia.


Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_nos_Estados_Unidos e https://www.investidorinternacional.com/os-3-pilares-da-independencia-dos-estados-unidos/

Imagem: Igreja de St. Matthew, em Columbia, Maryland.

Início: Horário de funcionamento
background.PNG

CONTO – A VIAGEM NO TEMPO

No ano de 2020, um menino chamado Jake, que morava na cidade de Columbia, em Maryland, Estados Unidos, foi brincar no porão de sua casa e  encontrou uma grande máquina coberta por um pano. Ela estava empoeirada e muito enferrujada, e parecia estar ali há muito tempo, antes até de Jake se mudar para a casa. O garoto viu um botão na máquina e o apertou para ver se conseguia ligá-la, mas quando fez isso a máquina começou a soltar fumaça e vários raios. Um desses raios atingiu Jake e o puxou para dentro dela.
O menino ficou inconsciente por um tempo, e quando acordou ele estava no chão, em um lugar que parecia o campus de uma universidade. O menino estava muito confuso, e pensava que estava sonhando. Até que duas pessoas o encontraram. Eles eram Alfred Blalock e Vivien Thomas, pesquisadores e cirurgiões que trabalhavam na universidade em que o garoto estava. Jake contou a eles que ele achava que tinha voltado no tempo, que a máquina que o garoto usou tinha desparecido e que ele precisava de ajuda para poder voltar para casa. Os dois, apesar de também estarem confusos com a história de Jake, explicaram ao garoto que ele estava no ano de 1943, na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore. No meio da explicação, Blalock e Thomas foram chamados pela cardiologista Helen Taussig para fazerem uma cirurgia para corrigir a tetralogia de Fallot em uma criança. Os dois tiveram que sair, e levaram Jake para a biblioteca enquanto eles estavam na cirurgia. Jake aproveitou o tempo para ler os livros de Alfred e Vivien, e ficou muito interessado pelo conteúdo dos livros. Ele viu as pesquisas realizadas pelos dois sobre a síndrome de Bywaters que os soldados da Segunda Guerra Mundial sofriam, e salvaram milhares de vidas de pessoas que tinham essa síndrome. Alfred e Vivien voltaram da cirurgia e se juntaram a Jake na biblioteca. Os dois ficaram muito felizes que o menino estava lendo seus livros. Eles o contaram sobre a cirurgia que eles realizaram e disseram que ela tinha sido um sucesso, e Jake ficou muito interessado pelo assunto. Após conversarem por um tempo, Jake contou o seu plano à Vivien e Alfred: ir até sua casa, em Columbia, e procurar a máquina do tempo para tentar voltar para sua época. Então Alfred pegou seu carro e o trio seguiu em viagem para Columbia. A viagem duraria cerca de meia hora, então os dois pesquisadores poderiam voltar à tempo para terminarem seu trabalho no dia. Durante o caminho, Jake viu várias paisagens muito bonitas, como montanhas e florestas, e também viu várias construções e carros da época. Quando eles chegaram em seu endereço, Jake mal reconheceu sua casa, pois ela estava muito diferente. Jake apertou a campainha e um senhor atendeu a porta. Ele era um cientista e pesquisador e era o criador da máquina do tempo, mas ela ainda era um protótipo, então ainda não funcionava perfeitamente.  Alfred e Vivien se ofereceram para ajudar nas pesquisas para aperfeiçoar a máquina e levar Jake para casa.
Então, durante um mês, Jake e o doutor trabalharam juntos na máquina, com a ajuda de Alfred Blalock e Vivien Thomas, que os visitavam todos os dias vindo de Baltimore para poder levar Jake para a sua época. Até que um dia, enquanto todos estavam incansavelmente trabalhando na máquina, eles finalmente conseguiram. A máquina ligou e estava pronta para levar Jake para casa. Então ele se despediu do doutor e de Vivien e Alfred, e agradeceu por toda a ajuda dos três. Quando voltou para casa, tinham se passado apenas 1 hora desde que ele tinha sumido, pois o tempo passava de forma diferente quando Jake voltou no tempo. No dia seguinte, Jake apresentou um trabalho em sua escola sobre Alfred Blalock e Vivien Thomas, contando sobre seus feitos e contribuições à medicina. Apesar de ser uma aventura muito perigosa, Jake aprendeu muito com ela.

Início: Sobre
bottom of page